Criada em 1988 pelo Patriarca João Moises, em homenagem a sua esposa Eugênia Carmem Moises, a Têxtil Carmem fica localizada na cidade de Itapira no interior do estado de São Paulo, em uma área construída de 9062,82 m2, equipada com máquinas de última geração para produção de fios.
A indústria fabricante de fios têxteis para malharia, tecelagem e decoração, atualmente é dirigida por seu filho, o administrador de empresas Cléber Elias Moisés, dando continuidade à tradição de família de mais de 50 anos dos pioneiros Antônio, Jorge e João Moises, que se aventuraram neste segmento. Desde o início da sua trajetória, a empresa assumiu o compromisso com a qualidade e agilidade no atendimento dos seus clientes.
A Têxtil Carmem, possuía apenas 5 filatórios (2000 fusos) e prestava serviços para atender clientes que utilizavam viscose como matéria prima. O trabalho era realizado no esquema de facção, pois era muito difícil conseguir uma cota de viscose, junto aos fornecedores nacionais. Em 1989 com a aquisição de um pequeno volume de viscose e poliéster, se iniciou a produção por conta própria de fios de Poliéster 67% e Viscose 33%. Desde então a Têxtil Carmem vem se consolidando na produção de viscose 100%, levando a ampliações.
Em 2007 sempre em busca de melhorias na qualidade e inovação tecnológica de seu parque fabril, trouxe a tecnologia de fiação Vortex®, sistema já aprovado e amplamente utilizado em países da Europa e da Ásia. A empresa investiu na moderna tecnologia de fiação a ‘Murata Vortex Spinning’, comprando inicialmente 2 (duas) máquinas e produzindo fios com melhor qualidade, o que a tornou pioneira no mercado brasileiro a produção e vendas de fios Vortex para malharia e tecelagem.
A Têxtil Carmem tem diversos clientes no setor de malharias, tecelagem e decoração. Possui também uma carteira de exportações para o mercado SulAmericano. São produzidos anualmente mais de 3.500 (Três mil e Quinhentas) toneladas de fios, que geram os mais de 170 (Cento e Setenta) empregos diretos.
A Têxtil Carmem busca sempre disponibilizar produtos que combinam qualidade e inovação.
Desenvolver, criar e transformar materiais têxteis em produtos inovadores de qualidade, visando atender o mercado têxtil e proporcionar as melhores soluções a seus clientes.
Ser referência no mercado e ter excelência na qualidade dos produtos.
Respeito às pessoas, aos clientes e ao meio ambiente, ética, tradição, inovação, eficiência, qualidade e responsabilidade social.
A Empresa é dividida em duas unidades, Unidade I e II, produzindo fios VORTEX = PRIMEFIL, onde a característica principal deste fio é a baixa pilosidade, e alta regularidade, com boa resistência, e Fios de ANEL = Convencional, onde a característica deste fio é Resistência, toque mais macio, a fiação de anel existe desde os primórdios do ramo têxtil.
A Empresa está localizada num Terreno de 17.162,93 m2 onde de área construída temos 9062,82 m2 que estão divididos da seguinte maneira: Unidade I = 4527,72 m2 e Unidade II = 4.420,70 m2.
A Têxtil Carmem realiza a separação seletiva de resíduos sólidos, visando a conservação do meio ambiente, que é de extrema importância para a saúde de toda a população.
Hoje a comercialização dos produtos da Têxtil Carmem é feita nacional e internacionalmente. Possui uma carteira de exportações para o mercado SulAmericano. Os principais clientes e os segmentos que atuam são: moda, decoração e uniformes.
Nós acreditamos no trabalho em equipe, no talento de nossos funcionários e na importância de um atendimento de excelência a nossos clientes.
Estamos em 2022, exatamente 34 anos atrás, o meu pai o Sr. João Moisés resolveu se desvincular de uma indústria têxtil onde era sócio, e partir para um novo desafio juntamente comigo em fundar a têxtil Carmem, nome esse em homenagem a minha mãe que tinha falecido há 5 anos.No início foi muito difícil, começamos com prestação de serviço (facção) para duas empresas, após várias tentativas junto a fornecedores, conseguimos uma pequena cota de viscose junto a Fibra S.A., que era situada em Americana, interior de São Paulo. Me lembro muito bem o meu pai retornando a fábrica, em uma caminhonete branca D-10 com 4 fardos, para mim uma imagem muito marcante, que nunca sairá da minha memória.Os anos foram se passando e aos poucos com muito esforço fomos evoluindo e crescendo, contando com o apoio de novos colaboradores que chegaram para reforçar nosso time.No ano de 2007, acreditamos e investimos em uma nova tecnologia, um novo desafio, o Vortex da Murata, uma fiação a ar, no qual fomos os pioneiros no Brasil, e sem dúvida uma decisão certeira.Em nosso país, todos sabem que não e fácil para manter uma empresa em evolução, tem que ter muita criatividade e esforços de toda a parte.Enfim, agradeço a meu pai pela oportunidade que ele me deu e acredito que não o decepcionei, infelizmente ele não se encontra mais na ativa por motivos de saúde. Também a todos os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e representantes, que sempre acreditaram no nosso trabalho sério e honesto.